FORMAÇÃO COM AS FAMÍLIAS – 8ª Formação

Tema: Autoflagelo na Adolescência
Palestrante: Luiz Gutemberg (Psicólogo do CRAS)

No dia 10 de setembro de 2019, o serviço social da instituição possibilitou mais um encontro formativo com as famílias atendidas pelo CEFEC. O momento foi facilitado pelo psicólogo do CRAS, Luiz Gutemberg, que abordou a temática automutilação, ressaltando o conceito, motivação, causas e consequências, síndrome da adolescência normal, tratamento e politica de prevenção da automutilação e do suicídio com muita propriedade.

Temos acompanhado muitos casos de adolescentes que estão provocando ferimentos no próprio corpo em busca muitas vezes de aliviar a dor emocional e em muitas situações o quadro depressivo leva ao suicídio.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, o que representa uma pessoa a cada 40 segundos. Sabemos que o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e que pode afetar qualquer pessoa. Diante disso, buscamos orientar as famílias para que possam estar atentas aos filhos (as), manter um relacionamento aberto, buscar identificar os fatos ( causa), estimular o diálogo e a escuta e estando atentos as necessidades dos filhos, principalmente dos adolescentes. 
As famílias presentes relataram situações vivenciadas, trouxeram depoimentos e tiraram dúvidas com relação aos serviços ofertados mediante casos relacionados ao tema. Uma tarde de muita informação, diálogo e reflexão.