XII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PARAIBA

Nos dias 16 e 17 de outubro aconteceu no Hotel Littoral em João Pessoa o XII Conferência de Assistência Social do Estado da Paraíba, cujo tema foi: Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

Estiveram presentes usuários, trabalhadores, representantes do governo e da sociedade civil e o CEFEC que também tem representação no conselho Estadual de Assistência Social (Nádia Lene, assistente social da instituição e Ednalva como suplente).

Conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Por isso, mesmo sem a convocatória nacional para a realização da mesma, o Estado da Paraíba compreende que a atual conjuntura é de intensa fragilização na execução da política pública de Assistência Social e diante disso, é tempo de lutar e assegurar a garantia dos direitos sociais constitucionalmente adquiridos, assim, é de suma importância que as conferências de assistência social sejam realizadas.

A palestra magna da conferência foi conduzida pelo professor do Departamento de Serviço Social da UFPB: Marcelo Sitcovsky, e pela presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social Suas- Sistema Único de Assistência Social, professora e deputada Cida Ramos.

A mesa de abertura contou com a participação da presidente do conselho, Gilmara; da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Neide Nunes; a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PB); Keiles Lucena, da assistente social Aline Cristina e da representante dos usuários do Suas, Josélia Marques.

Debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas para os próximos anos é o nosso papel enquanto cidadão.