O Projeto Político Pedagógico é a articulação das intenções, prioridades e caminhos propostos para realizar a sua função social.

Nas palavras de Gadotti (1994: 579)

Assim, o Projeto Político Pedagógico é a configuração da singularidade e da particularidade desta Instituição Educacional. A sua construção e ressignificação exige uma reflexão a respeito da concepção e das finalidades da educação e sua relação com a sociedade, bem como uma reflexão mais aprofundada sobre o indivíduo que a Instituição quer formar e de que mundo quer construir com a sua contribuição. Nessa perspectiva, o Projeto Político Pedagógico envolve, direta e indiretamente, as concepções de homem, mundo, sociedade, educação, Instituição Educacional, cidadão, profissional, conhecimento, currículo e processo de ensino e de aprendizagem, concepções a partir das quais, o Projeto é delineado, elaborado, vivenciado e avaliado.

Deste modo esta Instituição impulsionada pelas profundas mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas, busca integrar a educação geral nas esferas física, emocional, intelectual, espiritual e social e construir um ambiente de diálogo entre educadores e educandos, centrado na capacidade de ouvir, respeitar: crenças, valores, etnias e diversidade cultural.

Assim, o PPP tem em sua base conceitual a construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e/ou reformulação, de acordo com os avanços dos principais modelos educacionais da atualidade.