Formação com as famílias

O CEFEC este ano busca através de formações com os responsáveis de cada criança fortalecer o trabalho com as famílias e assim estreitar o laço cefec-comunidade.

A proposta foi uma iniciativa do serviço social do centro (Assistente Social Nádia Lene), tendo como base o trabalho com as famílias dos educandos e educandas, possibilitando uma maior clareza da proposta da instituição CEFEC, e com isso oferecendo formações quinzenais com temáticas construídas juntamente com as famílias.

Nosso objetivo é de potencializar as famílias atendidas para serem proativas nas discussões da transformação de suas próprias realidades através de reflexões críticas sobre as vulnerabilidades vivenciadas e as estratégias de superação, buscando fortalecer a atuação destas como protagonistas sociais.

O projeto foi iniciado no        4 de maio de 2019, onde iniciamos com apresentação dos valores, objetivos e missão da instituição, e na oportunidade apresentamos a proposta dos encontros formativos, construindo também com os próprios familiares os temas que iremos trabalhar durante o ano.

Os temas escolhidos foram:

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A importância da família na vida dos filhos

Violência doméstica e familiar

Alienação Parental

As necessidades emocionais dos adolescentes e crianças (Características por faixearia)

Prevenção ao uso de drogas

Redes Sociais (Benefícios e cuidados)

Autoflagelo na Adolescência

Educação e sexualidade

Outubro Rosa (Prevenção ao câncer de mama)

CEFEC, Escola e Família (Um compromisso com a educação)

Novembro Azul (Prevenção ao câncer de próstata)

Consciência Negra