10° Aniversário

Em   2011, a Irmã da Providência Antonietta De Francesco (in memoriam), então responsável pelo Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), junto com o professor e maestro Sadraque Barreto, fundaram a Orquestra Filarmônica do CEFEC.  O objetivo era levar a música clássica à comunidade local. Com o apoio do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), que destinou os primeiros instrumentos, foi possível dar início ao tão sonhado projeto da Orquestra.

Em 2014, foi realizado o primeiro Concerto de final de ano, que contava com a participação de 16 músicos, oriundos do curso de música da própria instituição, desde então, o concerto entrou no calendário de eventos da Instituição, realizando esse ano a sua 10° edição, que contará com a participação de 60 componentes e convidados.

O projeto da Orquestra Filarmônica do CEFEC, atende adolescentes e jovens oriundos dos bairros de Marcos Moura, Tibiri, Várzea Nova e adjacências, onde os mesmos participam de um processo de formação em três etapas, sendo elas: aulas de música, ensaios mensais e apresentações internas e externas. Ao longo dos anos, o curso de música tem formado futuros músicos para a orquestra, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de liderança, colaboração e disciplina por meio de suas atividades coletivas.

Ao longo de dez anos de trajetória, a Orquestra Filarmônica do CEFEC, acumulou uma série de participações e apresentações solo. Entre os destaques estão os Concertos de Final de Ano do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), a cerimônia de posse do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), a participação no 20° Festival Paraibano de Coros, o Concerto de Final de Ano do Grupamento de Engenharia, além de apresentações em eventos de empresas parceiras.

Em 2018, a Orquestra teve a honra de receber a visita do maestro e pianista João Carlos Martins, em um dos momentos mais marcantes de nossa história. Durante a visita, o maestro anunciou que a Orquestra Filarmônica do CEFEC, passaria a integrar o projeto nacional “Orquestrando o Brasil”.  Desde então, temos recebido orientações pedagógicas na área musical, além de contribuir para a formação do maestro por meio do curso “Boas Práticas de Regência” do SESI-SP, realizado em 2020.

ALÉM DA PARTITURA

DEPOIMENTOS DE ATENDIDOS

Stefhnne

Meu nome é Stefhnne, tenho 14 anos e toco violoncelo. Entrei no CEFEC em 2019, participando das oficinas pedagógicas, mas precisei sair por motivos escolares. Retornei em 2022 para a turma de música. Eu já conhecia a orquestra através dos meus primos, que já faziam parte dela. e acompanhava a maioria dos concertos. No entanto, achava que seria incapaz de aprender a tocar um instrumento até que conheci o violoncelo. No começo, foi muito desafiador, várias vezes pensei que não conseguiria, mas me dediquei, me esforcei e aprendi com a orquestra que tudo é questão de esforço, dedicação e muito ensaio, pois isso é o que realmente leva a bons resultados. Amo ser violoncelista, e se não fosse pela orquestra, nunca teria descoberto essa paixão pela música.

Vitória

Olá, meu nome é Vitória, tenho 15 anos. Entrei no CEFEC em 2016, participando das oficinas pedagógicas, mas só ingressei na orquestra em 2023, onde toco clarinete. No início, tive bastante dificuldade com o instrumento, pois ele estava quebrado, porém, com minha dedicação e esforço, consegui superá-la e agora estou me saindo muito bem na orquestra. Embora sempre tenha conhecido a orquestra, nunca tive vontade de participar, pois preferia a dança. Hoje, vejo que estava enganada, pois me encontrei na orquestra. É nela que me sinto feliz, e tocar meu instrumento é a forma como expresso essa felicidade. Faz um ano que estou na orquestra, e nesse tempo aprendi muitas coisas boas e importantes.

Lauanny

Olá, me nome é Lauanny, tenho 13 anos e entrei no CEFEC quando tinha com 12 anos. No início, eu não sabia que iria participar do curso de música, mas logo que comecei, gostei muito de fazer parte dos ensaios e de tudo mais que o curso oferecia. Com o tempo, entrar na sala de aula se tornou algo que eu esperava com entusiasmo, em vez de preocupação como era antes.

Sérgio

Olá, meu nome é Sérgio, tenho 16 anos e toco flauta transversal. Entrei no CEFEC em 2016 e na orquestra em 2022. Adoro fazer parte da orquestra, gosto muito do meu instrumento e do que faço. Quando estou tocando, sinto uma grande felicidade.

Celebre com estilo os 10 anos da Orquestra Filarmônica do CEFEC!

Já imaginou fazer parte de uma história musical que transforma vidas há uma década? Agora, você pode! Apresentamos a camisa comemorativa dos 10 anos da Orquestra Filarmônica do CEFEC uma peça exclusiva que simboliza dedicação, paixão e arte.

FALA MAESTRO

LINHA DO TEMPO