10° Aniversário

A Orquestra Filarmônica do CEFEC foi fundada pelas Irmãs da Providência que administram o centro de formação educativo comunitário,CEFEC, no ano de 2011. Naquele ano a direção do centro era da Irmã Antonietta d’Francesco (em memória) que juntamente com o professor e maestro SadraqueBarreto iniciaram as atividades das aulas de música para a formação do grupo. Os primeiros instrumentos foram doados pelo Ministério Publico do Trabalho (MPT) e ao longo dos anos amigos e empresários se tornaram doadores de vários matérias para a orquestra. Com a proposta de divulgar o trabalho e levar a música clássica para a comunidade, foi realizado em 2014 o primeiro Concerto de Final de Ano, onde 16 alunos poderão se apresentar para seus familiares, deste então, este evento é realizado anualmente chegando neste ano, 2024, na décima edição do concerto onde teremos a participação de 60 alunos músicos e convidados. A orquestra do CEFEC acolhe diretamente os morados dos bairros de Marcos Moura,Tibiri,Várzea nova e adjacências, onde os educandos participam de três etapas em sua formação: a) Aulas de música; b) Ensaios da orquestra; c) Apresentações. As atividades de aulas tem proporcionada a formação contínua de alunos músicos e por este motivo é crescente o número dos que se apresentam a cada edição do concerto de fim de ano. Nos ensaios é trabalhado atividades coletivas, liderança e colaboração entre os alunos de forma que o alunosmais experiente contribui diretamente para o crescimento e motivação dos alunos ingressantes a cada semestre. Já a apresentação colaboram para a motivação do grupo e a elevação da autoestima além da valorização integral dos nossos alunos que se sentem orgulhosos pelo reconhecimento de seu esforço e dedicação. Ao longo dos anos a orquestra se apresentou em vários eventos realizados pelo MPT (Ministério publico do trabalho), TRT (Tribunal Regional do trabalho, Espaço Cultural de João Pessoa, centro de convenções em joão Pessoa, empresas e centros de educação além de nove edições do concerto de fim de ano em nossa instituição. Um dos momentos marcantes de nossa história está no ano de 2018 quando o renomado maestro João Carlos Martins visitou o CEFEC para conhecer a nossa orquestra e regeu o grupo. Neste mesmo evento, foi anunciado pelo maestro que a orquestra filarmônica do CEFEC estaria fazendo parte do projeto nacional intitulado orquestrando Brasil”, e desde então temos recebido orientações pedagógicas além da contribuição dada a orquestra com a formação de regência (através do curso Boas práticas de Regência -SESI São Paulo) oferecida ao nosso maestro Sadraque Barreto no ano de 2020, além de consolidar sua posição como um símbolo de excelência musical.

ALÉM DA PARTITURA

DEPOIMENTOS DE ATENDIDOS

Stefhnne

Eu me chamo Stefhnne, tenho 14 anos e toco violoncelo. Eu entrei no CEFEC em 2019, nas oficinas pedagógicas, mas tive que sair por motivos escolares. Porém, retornei em 2022 para a turma de música. Eu já conhecia a orquestra por meio dos meus primos que já faziam parte dela. Eu acompanhava a maioria dos concertos, mas achava que era incapaz de aprender a tocar algum instrumento, até conhecer o violoncelo. No começo, foi muito desafiador; várias vezes achei que não ia conseguir, mas me dediquei, me esforcei e aprendi com a orquestra que tudo é questão de esforço, dedicação e muito ensaio, porque isso é o que vai ajudar a ter um bom resultado. Amo ser violoncelista, e se não fosse a orquestra, eu nunca teria encontrado essa paixão que tenho pela música.

Vitória

Olá, meu nome é Vitória, tenho 15 anos. Entrei no CEFEC em 2016 nas oficinas pedagógicas e só entrei na orquestra em 2023. Eu toco clarinete. No começo, tive bastante dificuldade com esse instrumento porque ele estava quebrado, mas, com minha dedicação e esforço, consegui tocar e, com isso, estou me dando muito bem na orquestra. Eu sempre conheci a orquestra, mas nunca tive vontade de entrar; eu preferia a dança. Hoje, vejo que estava enganada, porque me encontrei na orquestra. É na orquestra que me sinto feliz e é tocando meu instrumento que expresso isso. Faz um ano que estou na orquestra e, nesse tempo, aprendi várias coisas boas e importantes. Bom, é isso.

Lauanny

Olá, me chamo Lauanny, tenho 13 anos e entrei no CEFEC com 12 anos. Quando entrei no CEFEC, não sabia que iria participar do curso de música, mas, quando entrei, gostei muito de participar dos ensaios e de tudo mais. Entrar pela porta da sala ficou menos preocupante.

Sérgio

Olá, meu nome é Sérgio, tenho 16 anos e meu instrumento é flauta transversal. Entrei no CEFEC em 2016 e na orquestra em 2022. Gosto muito da orquestra, gosto do meu instrumento e gosto do que faço. Quando estou tocando meu instrumento, me sinto feliz.

LINHA DO TEMPO

FALA MAESTRO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.